Linguagem neutra: bobagem ou luta contra a discriminação?

        A língua portuguesa está em mutação a todo momento, acompanhando a evolução constante que a sociedade se encontra . Atualmente a discussão que cerca o português é a introdução da linguagem neutra. Uma nova forma de comunicação que atua principalmente nas redes sociais.  O debate sobre o tema  é extenso e complexo, mas afinal do que realmente se trata essa nova linguagem.

        O pronome neutro busca criar uma terceira opção para os pronomes além de feminino e o masculino, exercendo um papel fundamental na luta das pessoas que não se identificam com nenhum dos gêneros, chamadas de não-binarias, não se sentem incluídas na forma que os pronomes se apresentam na nossa língua. nas redes sociais a um grande movimento. Nas redes sociais a um grande movimento para esta inclusão, porem ao longo deste percurso houve alguns impasses. Nas primeiras tentativas de inserir a linguagem neutra no cotidiano foi usando o "x" no lugar do "o" e do "a" nos pronomes, entretanto usar o "x" causa exclusão a pessoas com deficiência visual e também houve a dificuldade em trazer esse método para fora da internet, já que não havia como pronunciar o "x" nas palavras. Então surgiu outra forma de incluir o pronome neutro, agora utilizando o "e" em palavras que terminam em "o" ou "a", como exemplo "amigue", "conhecide" e "faminte", entretanto a solução para substituir o ele ou ela, foi "elu", que é a forma mais utilizada atualmente.

        Contudo é difícil aplicar de forma simples o pronome neutro em nosso idioma , muitas são as problemáticas que envolvem esta mutação da língua portuguesa. Qualquer modificação no idioma  leva um tempo longo para adaptação, mesmo sendo apenas alguns pronomes, pode gerar confusão em algumas pessoas, principalmente as mais velhas.

        A busca pela inclusão dos pronomes vai da internet até o meio acadêmico no qual as opiniões também se divergem,  já que alguns creem que  língua portuguesa já é neutra e não precisa de alteração e outros que apostam que uma reforma gradual é a melhora forma de incluir todos em nosso idioma. Algo tão complexo como esse assunto, certamente não é bobagem e deve ser levado a serio. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Currículo 2021